Fotos: Nathália Schneider (Diário)
A revitalização da Praça Saldanha Marinho já começou a receber a parte do paisagismo no primeiro quadrante. No local, ainda cercado por tapumes, foram plantadas seis palmeiras fênix e arbusto. Após, haverá a colocação de grama-amendoim. Todas as espécies previstas no projeto são por recomendação do Escritório Burle Marx, responsável pelo projeto da praça. No local, já foi concluída a concretagem do novo piso e, na sequência, será executado o trabalho de colocação da pedra portuguesa e do granito escolhidos pelo escritório. Os canteiros vão receber ainda bancos ao redor.
No segundo quadrante, de acordo com a prefeitura de Santa Maria, estão em andamento os seguintes serviços: colocação da armação da forma geométrica no entorno de um canteiro, que receberá bancos ao redor; retirada da camada inferior ao basalto (terra); e nivelamento do terreno para a preparação da base que receberá o novo concreto.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Expectativas da população
Para a funcionária pública Renata de Baco Hartmann, 43 anos, moradora da região central de Santa Maria, a revitalização já está sendo aguardada há muito tempo pela população e ela espera que na obra se priorize a acessibilidade.
– Espero que em breve tenhamos uma praça bonita, com espaço adequado para as pessoas se movimentarem. Principalmente, na questão da acessibilidade, porque é importante ter em mente essa pauta. Então, espero que logo estejamos com um espaço para uso de todos – relata Renata.
A comerciante do Shopping Independência Isabel Cristina de Oliveira Barros, 44 anos, que trabalha há 13 anos no local, comenta que com a revitalização a praça voltará a ser usada por mais pessoas.
– Esperamos que fique bonito, que as pessoas tenham mais vontade de vir, de tomar um chimarrão com a família. Eu tenho expectativas de que a população tenha mais prazer de vir para cá. Ao longo do tempo, eu que trabalho aqui, vi que a praça ficou abandonada. A revitalização é um começo – explica a comerciante.
Etapas
Ainda, no início deste mês, a prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou serviço de retirada de cinco jerivás na Praça Saldanha Marinho. A ação ocorreu para uma melhor adequação dos novos canteiros no segundo quadrante. As espécies serão transplantadas na Praça Novo Horizonte, no Bairro Camobi, e na rotatória da Avenida Fernando Ferrari, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes.
Além disso, nesse local será replantado um Ipê-roxo quando os canteiros estiverem prontos. A revitalização inclui a remoção do piso, novo contrapiso e pavimento, drenagem pluvial, iluminação, paisagismo e restauro do coreto e do chafariz.
Revitlização
A Praça Saldanha Marinho começou a ser revitalizada em junho deste ano, com a retirada do piso em frente ao Theatro Treze de Maio.
A obra será viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. A previsão é de que a obra seja concluída em até 18 meses. Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo.