Praça Saldanha Marinho recebe primeira etapa do paisagismo

Praça Saldanha Marinho recebe primeira etapa do paisagismo

Fotos: Nathália Schneider (Diário)

A revitalização da Praça Saldanha Marinho já começou a receber a parte do paisagismo no primeiro quadrante. No local, ainda cercado por tapumes, foram plantadas seis palmeiras fênix e arbusto. Após, haverá a colocação de grama-amendoim. Todas as espécies previstas no projeto são por recomendação do Escritório Burle Marx, responsável pelo projeto da praça. No local, já foi concluída a concretagem do novo piso e, na sequência, será executado o trabalho de colocação da pedra portuguesa e do granito escolhidos pelo escritório. Os canteiros vão receber ainda bancos ao redor. 


No segundo quadrante, de acordo com a prefeitura de Santa Maria, estão em andamento os seguintes serviços: colocação da armação da forma geométrica no entorno de um canteiro, que receberá bancos ao redor; retirada da camada inferior ao basalto (terra); e nivelamento do terreno para a preparação da base que receberá o novo concreto.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Expectativas da população 


Para a funcionária pública Renata de Baco Hartmann, 43 anos, moradora da região central de Santa Maria, a revitalização já está sendo aguardada há muito tempo pela população e ela espera que na obra se priorize a acessibilidade. 


– Espero que em breve tenhamos uma praça bonita, com espaço adequado para as pessoas se movimentarem. Principalmente, na questão da acessibilidade, porque é importante ter em mente essa pauta. Então, espero que logo estejamos com um espaço para uso de todos – relata Renata. 


A comerciante do Shopping Independência Isabel Cristina de Oliveira Barros, 44 anos, que trabalha há 13 anos no local, comenta que com a revitalização a praça voltará a ser usada por mais pessoas.


– Esperamos que fique bonito, que as pessoas tenham mais vontade de vir, de tomar um chimarrão com a família. Eu tenho expectativas de que a população tenha mais prazer de vir para cá. Ao longo do tempo, eu que trabalho aqui, vi que a praça ficou abandonada. A revitalização é um começo  – explica a comerciante.


Etapas

Ainda, no início deste mês, a prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou serviço de retirada de cinco jerivás na Praça Saldanha Marinho. A ação ocorreu para uma melhor adequação dos novos canteiros no segundo quadrante. As espécies serão transplantadas na Praça Novo Horizonte, no Bairro Camobi, e na rotatória da Avenida Fernando Ferrari, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes.


Além disso, nesse local será replantado um Ipê-roxo quando os canteiros estiverem prontos. A revitalização inclui a remoção do piso, novo contrapiso e pavimento, drenagem pluvial, iluminação, paisagismo e restauro do coreto e do chafariz.

Revitlização


A Praça Saldanha Marinho começou a ser revitalizada em junho deste ano, com a retirada do piso em frente ao Theatro Treze de Maio.


A obra será viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. A previsão é de que a obra seja concluída em até 18 meses. Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Eduarda Paz

eduarda.paz@diariosm.com.br

CGJ recomenda que processos envolvendo pessoa com deficiência tenham prioridade de tramitação Anterior

CGJ recomenda que processos envolvendo pessoa com deficiência tenham prioridade de tramitação

Sobreviventes e familiares da boate Kiss participam de seminário em Brasília em meio a expectativa de retomada do julgamento no STJ Próximo

Sobreviventes e familiares da boate Kiss participam de seminário em Brasília em meio a expectativa de retomada do julgamento no STJ

Geral